Publicidade usa influenciadores digitais como nova forma de atingir clientes

Saiba como empresas calculam seu rendimento por meio do marketing digital – que surgiu com a ascensão da internet

Por: Maria Eduarda Veloso

Edição: Janyne Leonardi

Eles são extremamente comunicativos e empáticos e seu principal espaço de trabalho é a internet, onde compartilham assuntos de interesse ao público a quem se dirigem.  São os chamados influenciadores digitais, que geram conteúdo nas redes sociais onde se inserem como facebookers, youtubers, instagramers, etc. Segundo a última pesquisa realizada pela Snack Intelligence – rede multiplataforma de canais reconhecida e homologada pelo Youtube – em 2016, o Brasil possui 24 youtubers na lista do TOP 100 dos mais influentes do mundo.

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O cantor e comediante Windersson Nunes, natural de Palmeira do Piauí, de 23 anos, é conhecido pelos seus vídeos de humor desde 2013. (Foto: Divulgação.)

O youtuber está no ranking e ocupa o segundo lugar dessa lista. Atualmente possui 32,2 milhões de inscritos em seu canal que carrega o próprio nome.

A baiana Gabriela Pugliesi, de 33 anos, é influenciadora digital da área fitness. (Foto: Divulgação)

De acordo com o site oficial de Gabriela Pugliesi, depois de ter problemas com peso e autoestima, mudou sua alimentação e estilo de vida. Esses são os assuntos que compartilha, e foram a motivação para criar o perfil do Instagram com 3,9 milhões de seguidores.

ANEXO
Eduarda França da Silveira, de 27 anos, cria conteúdo digital desde 2014 por meio da rede social Facebook.

Eduarda França, de Porto Alegre, se tornou youtuber pela quantidade de pessoas que pediam para que ela compartilhasse seus conteúdos em vídeos. “Quando criei minha página no Facebook, eu já era maquiadora. Dava dicas de beleza e compartilhava fotos das minhas maquiagens. Então, minhas seguidoras começaram a pedir vídeos no Youtube pela facilidade de aprendizagem. Foi quando eu criei meu canal no Youtube e meu perfil no Instagram”, relembra. Atualmente os assuntos que imperam em seu canal são sobre maternidade e estilo de vida, por mais que não tenha deixado totalmente de lado as dicas de maquiagem.

Assim como os influenciadores digitais, um novo método de mercadologia também foi desenvolvido a partir do surgimento da internet e de seus aprimoramentos: o marketing digital. O que o difere do marketing tradicional é basicamente o meio de comunicação entre as empresas e seus consumidores para promover uma determinada marca de forma personalizada.

A ideia foi juntar esses dois fenômenos – influenciadores digitais e marketing digital – para que se completassem, criando sinergia. O criador e administrador da empresa carioca Vandal – comércio eletrônico de camisetas personalizadas – Ricardo Dullius, de 31 anos, explica as vantagens da publicidade virtual por intermédio dos influenciadores: “Por conta da empresa ser pequena, o marketing por meio dos influenciadores digitais torna mais fácil de mensurar um resultado positivo ou negativo e se impactou uma boa quantidade de consumidores, permitindo avaliar mais rapidamente se o negócio está dando certo”. De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2017, Ricardo não é o único que utiliza esse método – 74,9% das empresas que participaram da pesquisa fazem análises dos resultados obtidos nas redes sociais.

GRÁFICO (1)
Entre as 1030 empresas brasileiras que participaram da pesquisa, 92,1% delas estão presentes em alguma rede social.

O vínculo entre empresas e influenciadores depende de como é construído cada contrato. Eduarda França conta que discute com sua assessora até que ponto uma publicação vale a pena ser permutada ou se é mais vantajoso cobrar pela divulgação. Já a Vandal realiza seu marketing por permutas: a pessoa que irá divulgar os canais da marca escolhe três camisetas de sua preferência e qual estilo de foto irá tirar de acordo com a sua personalidade e interatividade com o público, além de seus seguidores ganharem um cupom de desconto para realizar seus pedidos.

França se preocupa também em passar credibilidade a seus seguidores: “Gosto de pensar no que estou agregando de informação ao meu público. Me sinto totalmente responsável em relação ao que irei divulgar, então tenho a certeza da qualidade do produto que menciono porque as pessoas irão comprar aquilo que indico”.

Uma pesquisa feita pela QualiBest, primeiro instituto de pesquisas online, identificou o tamanho do poder dos influenciadores nos comportamentos dos consumidores. Eles são a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto, citada por 49% dos respondentes, perdendo apenas para amigos e parentes. Uma seguidora de Eduarda França, faz parte desta estatística. A agenciadora Paula Moreira Nunes, de 28 anos, natural de Porto Alegre, acompanha a youtuber desde seu primeiro vídeo e diz que uma das principais características de uma influenciadora de sucesso é a confiança. “A partir do momento que uma pessoa mostra sua rotina e abre a família para quem a segue, consegue passar confiança. E assim, gera retorno para quem contrata ela”.

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